Tendências de beleza ~ Glamour Beauty Fetsival

 

batom noir revelateur givenchyO batom Noir Révelateur, da Givenchy – um tom diferente na boca de cada pessoa

Olá pessoal! No último fim de semana rolou aqui no Rio o Glamour Beauty Festival, um evento de beleza que contou com palestras e stands de marcas para mostrar novas ideias e lançamentos deste universo tão maravilhoso! Eu estive lá conferindo tudo de pertinho, e hoje divido com vocês algumas das principais tendências que foram debatidas no evento:

Personalização e customização: cada vez mais as mulheres (e homens) querem produtos feitos especialmente para eles. Isso vai desde uma máscara capilar aplicada no salão que é feita na hora, com o cheiro, ingredientes e ativos que você escolher, até batons que ficam em um tom de rosa diferente na boca de cada pessoa. 

Praticidade: com a correria do dia a dia, é difícil ter tempo para uma rotina de beleza com mil produtos, O que queremos agora é algo multifuncional, uma máscara que trate, hidrate e dê firmeza ao mesmo tempo. Um batom com uma cor incrível, mas cheio de agentes e vitaminas hidratantes. 

Consumo consciente: não é de hoje que este assunto está em voga, mas o que eu observei é que cada vez mais o consumidor têm procurado saber a história e método de produção das marcas que consome.  Estão surgindo muitas marcas novas e bacanas no mercado, que utilizam menos plástico, reciclam suas embalagens e só usam o essencial em seus cosméticos – por exemplo, produtos sem fragrância ou corantes.

Beleza de dentro para fora: não adianta usar uma base que deixa sua pele maravilhosa se você não hidrata e mantém seu corpo saudável. Nesta pegada os nutri cosméticos estão cada vez mais em alta e se multiplicando pelas prateleiras das drogarias e perfumarias. 

aura botanica kerastase

Linha Aura Botânica da Kérastase, feita com 99% de ingredientes naturais

Quanto mais natural, melhor: todo mundo conhece (e ama) uma receita caseira de beleza com produtos naturais: óleo de côco nos cabelos, máscara facial de abacate, mel e açúcar para esfoliar etc. Algumas empresas estão desenvolvendo produtos quase que 100% naturais, mas que aprimoram o efeito destas substâncias (por exemplo, quebrar as moléculas do óleo de côco para que elas penetrem mais facilmente no cabelo). 

Gadgets de beleza: aparelhos e apps que facilitam a vida na hora de escolher e testar uma maquiagem estão se proliferando no mercado. Em breve a Pantone lançará um gadget que descobre o seu tom de base ideal, e há uma profusão de aplicativos para testar maquiagens no seu rosto sem precisar sair de casa. 

Kit de esmaltação em gel da Le mini macaron, com luz de led para secar as unhas no formato do doce francês

Make e cabelos naturais: a maquiagem hoje é um acessório para enaltecer a beleza e particularidade de cada pessoa, não escondê-las. Fernando Torquatto contou em uma das palestras que antigamente as mulheres se maquiavam para seguir um padrão de beleza e a estética de uma década. É claro que hoje isso ainda existe (alô contorno à lá Kardashian!), mas esse pensamento têm mudado, e a make que mostra a pele (e não a esconde em baixo de mil camadas de base), e que não procura corrigir as pequenas imperfeições têm sido a pedida da vez. Os cabelos também seguem essa mesma onda, cada vez mais com aparência e textura natural (mesmo que tenham sido usados produtos para texturizá-lo), e sem a imposição do liso (aliás, já deu de ter que ter cabelo liso-escovado-chapado faz tempo, né?).

>>>

Acho que no geral, essas tendências são mais uma mudança de estilo de vida das pessoas, que têm mais acesso à informação, pesquisam sobre cada marca e produto antes de comprá-los, e mais do que estar na moda, querem parecer e ser eles mesmos. Fico feliz que cada vez mais as marcas têm desenvolvido produtos pensando nas reais necessidades e desejos dos consumidores, e ter visto também muitas marcas brasileiras crescendo e inovando neste setor!

<<<

Vocês foram ao Glamour Beauty Festival? O que acharam dessa tendências de beleza? 

Beijos! ♥

Deixe uma resposta