Conexão de 8h em Paris!

Conexão de 8h em Paris! Sair do aeroporto e passear pela cidade

Olá pessoal! Ano passado fiz uma viagem para Munique (tem post aqui), e no vôo de ida, eu tinha uma conexão de 8h no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Depois de muito pensar e avaliar a logística, decidi que não passaria este tempo “chocando” no aeroporto, e iria aproveitar para dar uma volta pela cidade!

Pesquisei em alguns blogs (o Conexão Paris é meu favorito) e vi que meu tempo era suficiente para me deslocar até o centro da cidade, dar uma volta a pé e comer um almoço rápido. Já estive outras vezes por lá, e como esta seria uma passagem relâmpago, queria andar, ficar ao ar livre e ver os pontos principais para me sentir realmente em Paris.

Meu vôo chegou em Paris às 8h e minha conexão para Munique era às 16h. Na hora do desembarque aconteceu meu primeiro imprevisto: encontraram uma mochila largada em um corredor, rolou aquele alvoroço por ameaça de bomba e demoramos mais de 1h para conseguir chegar na imigração. Conclusão: fui sair do aero umas 10:30h, e por pouco não desisti do meu passeio (como eu conheço a cidade, o metrô e o caminho que ia fazer, arrisquei pois não perderia tempo perguntando, mas se for sua primeira vez não recomendo se aventurar com o tempo tão contado).

Conexão de 8h em Paris! Sair do aeroporto e passear pela cidade

{morta da viagem, mas feliz por estar tomando um solzinho no Louvre}

Saindo do Charles de Gaulle peguei o RER-B rumo ao Louvre (desci na estação de metrô Musée du Louvre) – é tudo muito bem sinalizado, difícil se perder. Chegando lá – o percurso demorou cerca de 1h – dei uma volta pelo exterior do museu, vi as pirâmides, sentei para ver o vai e vem de turistas, tirei algumas fotos e segui em frente, rumo ao Jardin de Tuilleries

{tuilleries e um pedacinho da torre eiffel ao fundo}

O Tuilleries é um jardim/parque que fica entre o Louvre e a Place de la Concorde. Ele tem fontes, galerias de arte, gramados para piquenique e de lá dá para avistar um pedacinho da Torre Eifflel

Eu já tinha desistido de almoçar, pois por conta do incidente no aero meu tempo ficou curto, então fui seguindo em frente até a Place de la Concorde.

Conexão de 8h em Paris! Sair do aeroporto e passear pela cidade

{era verão mas parecia primavera! olha que fofura esse cenário!}

{obelisco na place de la concorde, palco da revolução francesa}

Nesta altura, eu tinha mais 40 minutos em Paris até dar a hora de voltar para o aeroporto. Apertei o passo e segui pelo Champs-Elysées. No começo da avenida mais famosa da cidade estão o Petit e o Grand Palais. Já um pouco mais a frente ela é repleta de lojas, cafés, restaurantes e farmácias francesas cheias de produtos maravilhosos (passei como um raio por uma e ainda comprei um creminho, hihi).

Conexão de 8h em Paris! Sair do aeroporto e passear pela cidade

{arco do triunfo, símbolo das vitórias de napoleão}

Por último mas não menos importante, fui até o final da rua, onde está o Arco do Triunfo. Dei um tchauzinho para a minha cidade favorita e entrei na estação de metrô que tem ali na frente, a Charles de Gaulle Étoile. Nesta hora aconteceu meu segundo imprevisto: eu tinha comprado os tickets de ida e volta do aeroporto, e na hora de passar na máquina descobri que sem querer havia validado os dois! Conclusão, tive que comprar outro, a máquina que usei não estava aceitando minhas notas de euro, e eu tive que pedir ajuda a um guardinha, o que me atrasou!

Cheguei no aeroporto com os minutos contados, e fui a última a entrar no avião! Engoli uma pringles que comprei no caminho, e sorri de orelha a orelha por ter conseguido realizar minha empreitada! Corri bastante mas valeu à pena, quando lembro hoje parece um sonho ter estado essas poucas horas em Paris!

Meu trajeto:

mapa de Paris - trajeto conexão de 8h em paris

>>>

Algumas considerações e dicas para quem pensa em sair do aeroporto em uma conexão:

• Tenha pelo menos 7 horas de conexão. Você tem que calcular o tempo de saída do avião, imigração, ida e volta (aeroportos normalmente são longe do centro) e horário limite de embarque da volta.
  • Se você não fala inglês ou a língua do país onde está, melhor ficar no aeroporto.
  • Deixe traçada uma rota no google maps com o caminho que você quer fazer. Baixe o mapa do metrô, dê print em rotas (você provavelmente estará sem internet, evite perder tempo e deixe tudo preparado).
  • Faça um roteiro compacto, nada de firulas. Seja objetivo com o que quer ver do lugar.
  • Imprevistos podem surgir – como foi o meu caso – volte com tempo de sobra (não faça como eu e seja a última a entrar no avião).
  • Se é sua primeira vez naquela cidade, tenha cautela, pesquise bastante antes, e pense 2x antes de sair do aeroporto. Se você não está acostumado com os metrôs europeus, pode acabar se perdendo ou perdendo muito tempo para saber como ir de um ponto a outro (na verdade usar esses transportes é muito fácil, mas se for a primeira vez você pode levar um tempo pra pegar o jeito).
  • Fiquei um total de 2h:30min em Paris (+2h do percurso ida e volta). Digo que teria valido à pena mesmo se tivesse sido 1 horinha só, Paris é LINDA e ficaria feliz de passar 5 minutos que fossem na cidade.
  • O trajeto custou cerca de 22€ – cada perna do RER custa em torno de 11€ (na verdade gastei 33€, porque tive que comprar mais um bilhete 🙁 ).
  • Eu fiz tudo isso sozinha e foi incrível! Estar sem companhia não é uma desculpa para não sair do aeroporto!

>>>

Espero que esse post incentive a quem estiver de viagem marcada aproveitar melhor suas conexões. Dá pra fazer isso em Paris e em outras cidades, basta que você tenha um tempo razoável e disposição para se aventurar!

Se você já passeou em conexões, conta aqui nos comentários como foi! Deixa suas dicas e qual cidade você visitou!

Se tiver alguma dúvida sobre o meu trajeto, me fala que eu tento te ajudar!

Beijos e até o próximo post!

2 thoughts on “Conexão de 8h em Paris!

1. Oi, Jéssica! Que bom que gostou!
      Sim, foi bem pouquinho tempo mas consegui ver o Louvre, a Torre, a Place de La Concorde, o Champs Elysées e o Arco do Triunfo! 5 monumentos parisienses em tempo recorde! hahah!